26 December 2005

Espírito Natalício II

Como eu adoro comprar prendas... imaginar a cara das pessoas ao abri-las, ver a sua surpresa e agrado, espero eu. Compro sempre as minhas prendas com muita antecedência. Acho muita falta de educação ficar para último, parece que estou a ser desonesta para com esta pessoa... Ao longo do ano faço sempre uma lista com várias hipóteses de compra para cada pessoa. Tenho sempre o cuidado de embrulhar os presentes. Arranjo os materiais mais sofisticados e variados para envolver os pequenos tesouros com uma fitinha aqui, uma espiga acolá, um rebuçado ou chupa-chupa para os mais pequenos, um postal para dizer aquelas palavras que não tivemos oportunidade de dizer ao longo do ano... (daí que convém abrir com cuidado os presentes, para guardar o papel), Como eu adoro vê-las debaixo da àrvore, por isso devem ser cheias de alma, pois irão manifestar em coisas o que não se pode dizer com o coração! Nesta altura do ano é importante que sejam vistosas e brilhantes!
Como eu adoro cozinhar neste dia, em que nada me afecta, nem a sujidade toda da cozinha. Os convidados só chegam à noite e acordo sempre cedo para ter tudo impecável a horas e ser elogiada pelos meus dotes. À chegada dos convidados sirvo sempre o melhor vinho que o meu esposo faz questão de comprar, ele é que os escolhe, que eu percebo é de cozinha.
Como eu adoro a tranquilidade à mesa, durante a ceia, em que estamos todos impecavelmente vestidos e perfumados, com o ambiente de Natal no ar, falamos sobre outras ceias de Natal, outras vidas, outras pessoas para nos sentirmos todos mais unidos. A música de fundo é calma e a agitação começa pelo efeito do vinho e a curiosidade dos presentes, que são o menos importante depois de abertos, pela nudez da àrvore de Natal. A refeição foi farta e já é quase meia-noite... hora de ir à missa do galo que nunca falto- ver os aldeões com os seus melhores fatos. Como eu adoro o cheiro a naftalina que traz sempre lembranças de infância, com a tradição antiga da missa à meia-noite.
Ah... Viva o presépio ,o pinheiro, as luzes, a ceia, os presentes, a missa, a família, a música, o pai natal... enfim: é Natal!

P.S. E a cara das crianças, inocentes anjinhos que se portaram bem todo o ano e que são os que mais merecem os presentes...

1 Comments:

Blogger cvarao said...

kem me conhece e lê isso... sabe logo q eu tou a fantasiar e a fazer escárnio...
Os envelopes trazem xuxu né?

5:06 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home