02 August 2007

Profissões

O que é isso e depende de quê? Estudos? Conhecimento? Jeito? Dom e essas coisas? E os padeiros? E os carpinteiros? E os gestores e administradores? E os das novas tecnologias? E aqueles empregos que agente não percebe muito bem o que é que fazem, mas que ganham bem porque têm um nome sonante? E como se designam os empregos hoje em dia? Têm que ter um nome específico? Há uns anos atrás a coisa era muito... normal. Chapa 4. Hoje têm que saber o que faz específica e especializadamente de forma moderna, tem que ter uma designação concreta.
- O que é que faz?
- Sou developer
- Ah... developer. Bom, bom... (2 segundos de silêncio). E o que é que desenvolve?
- Sistemas. Sou developer de sistemas
- Eh lah! Portanto, system developer? Pronto vá, desenvolve sistemas. (mais silêncio). Que tipo de sistemas?
- Sistemas de sinos de igrejas. Desenvolvo sistemas de sinos de igrejas.
-... (silêncio) Ah, o "dlam-dlam" da igreja de meia em meia hora? Chiça...

3 Comments:

Blogger Joaninha said...

A verdade é que a sociedade funciona através de uma só coisa: a imagem! Não temos nada contra, claro, mas o problema é quando essa imagem se transforma em CAGANÇA!!!
Pura cagança com conteúdo zero!
Mas verdade seja dita que é tentador ter um nome de profissão pomposo, um ordenado chorudo e uma cadeira de pele acompanhada de uma secretária (mesa, não daquelas de mini-saia) com 2 metros de comprimento!
Beijos Joanónicos!

5:31 PM  
Blogger elcroco said...

hehehe, curioso que ainda ontem estive a falar sobre isto! Aos que ganham muito e têm um nome de "emprego" sonante eu atribuo o nome de "pessoas_com_mais_sorte_que_eu".

Mas quanto ao nome da profissão, cada vez mais se "inventam" coisas para fazer que geram profissões estranhas (ainda ontem recebi um mail no mínimo estranho vindo de uma profissão da China...)
Achei piada ao exemplo "developer" :D
Eu costumo ter abordagens diferentes quando me perguntam o que faço, a mais pragmática de todas é esta:
- O que fazes?
- Sou Geek!

...

11:23 AM  
Blogger Sara said...

É importante que haja algum que é a profissão que temos que ler esse tipo de coisa é sempre importante fazer isso, porque senão você acaba sendo um comerciante ou simples pode ser o melhor restaurantes em alphaville

3:11 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home