20 September 2006

Fia-te na virgem e não corras

Nunca percebi essa expressão. Peço que me ilucidem... Isso quer dizer "ela é virgem, baza!"- porque eles não gostam de virgens... ou "ela é virgem, corre já para a fila"- porque afinal eles gostam de virgens. "fia-te na virgem, ela enganou-te, afinal não é virgem é uma tarada, corre!"... não compreendo... ou se for uma cena religiosa "não te fies na virgem maria?", ou "reza para a virgem maria, mas corre logo a seguir", ou "vende fiado à virgem, mas corre logo atrás dela!", ou " confia nas pessoas. Vende fiado à virgem que ela é de confiança e não corras, fica no mesmo sítio"... E o que é que isso tem de proverbio? Qual é a moral? Porque é que não se diz logo "não tomes as coisas como garantidas" e pronto?
Ainda fiz um research na net e encontrei de tudo: isto, isto, isto, isto e mais isto... há mesmo um blog http://fiatenavirgem.blogspot.com/ e há um sem fim de utilizações desse dito provérbio, mas nenhuma explica a verdadeira questão, só a usa. O que é que isso quer dizer?!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

well, bamos a ber, essa expressão nasce no tempo de invasões espanholas. E quer pura e simplesmente dizer em vez de ficares a rezar à Virgem que te salve é melhor dares corda aos sapatos e fugires antes que te apanhem. Hoje em dia aplica-se nas mais diversas situações

10:54 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home